top of page

 

Hipertensão Arterial Sistêmica

Você tem o hábito de aferir sua pressão arterial? Tem noção de como estão seus níveis pressóricos? A Hipertensão Arterial Sistêmica ( HAS ) é uma doença crônica que afeta uma grande parcela da população mundial.

Caracteriza-se quando o indivíduo apresenta níveis de pressão arterial ( PA ) de 149x90 ou mais. O diagnóstico é simples. Bastam 3 medidas da PA em momentos diferentes, apresentando níveis elevados.

Em alguns casos duvidosos, podemos utilizar exames complementares, como a MAPA, para termos certeza do diagnóstico. A HAS pode ter origem hereditária ou ter causas secundárias, como doença renal, tireoide, diabetes, obesidade entre outras.

Saber se o indivíduo tem HAS e iniciar o tratamento o mais precoce possível é importante, porque a doença pode causar lesões em órgãos nobres como o coração, o cérebro e os rins. Aumentam as chances de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica.

O tratamento será instituído de acordo com a causa da HAS. Pode ser medicamentoso, dietético com perda de peso, controle de outras doenças, cirúrgico ou uma combinação dessas opções.

Se você tem dúvidas de como estão seus níveis pressóricos, procure um médico para avaliação e orientações. Quanto mais cedo fizer o diagnóstico, melhor será sua saúde.

 

Arritmias Cardíacas

Você já sentiu palpitação, sensação que o coração está fora do ritmo, sensação que o coração pára e volta a bater?

Pois é. Isso pode estar relacionado a alguma arritmia cardíaca. E o que é arritmia cardíaca?

É qualquer situação em que o ritmo de funcionamento do coração é alterado. Ele pode bater mais rápido ou mais lento que o normal ou até bater de forma descoordenada.

Várias são as causas de arritmias, dentre elas, hipertensão arterial, uso de alguns medicamentos, anemia, stress, doenças da Tireoide entre outras.

O diagnóstico nem sempre é fácil de ser feito, é necessária uma boa anamnese com o paciente e exames complementares, como por exemplo, eletrocardiograma ou Holter de 24 horas, entre outros. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo da causa da arritmia.

 

Doenças Cardiovasculares

As principais causas de morte no Brasil atualmente são o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral.

São doenças causadas pelas obstruções nas artérias que irrigam esses órgãos.

Diversos são os fatores de risco que causam essas obstruções, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol elevado, vida sedentária, tabagismo, stress, obesidade, hereditariedade.

O diagnóstico precoce desses fatores reduz muito o risco dessas doenças e pode ser feito através de exames de laboratório, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, MAPA entre outros.

O tratamento deve ser iniciado também de forma precoce, e pode ser medicamentoso ( clínico ) ou cirúrgico.

3-5.jpg

Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca ( IC ) ocorre quando seu coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo a fim de atender às necessidades do seu organismo.

Como resultado do comprometimento da função de bombeamento do sangue, ele pode se acumular nos pulmões, nas pernas, na barriga e em outros tecidos por todo o corpo.

Muitas são as causas que levam a IC como pressão arterial elevada, obstrução das artérias do coração (doença coronariana), doenças inflamatórias do músculo cardíaco  (miocardites), doenças cardíacas hereditárias e até outras doenças, como por exemplo, diabetes.

Os sintomas podem ser leves nas fases iniciais da doença, como fadiga e falta de ar aos grandes esforços e que passam a serem mais intensos com a progressão da doença, chegando a quadros de falta de ar em repouso ou na madrugada, inchação nas pernas, ganho de peso, dor no peito, aumento de volume da barriga, entre outros.

O diagnóstico do quadro de IC é muito fácil de ser feito por um bom cardiologista, através da colheita da história e exame físico do paciente.

Existem exames complementares que ajudam no diagnóstico como exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma, RX tórax e outros mais complexos como cateterismo cardíaco.

O tratamento é instituído imediatamente com medicações via oral com o paciente em casa nos casos leves ou indicando internação hospitalar nos casos mais graves.

3-6.jpg

 

Dislipidemia

Você sabe o que é dislipidemia?

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue como colesterol e triglicerídeo.

Essas gorduras são importantes para que o funcionamento do nosso corpo, mas quando em excesso, elas se depositam nas artérias causando um processo conhecido com aterosclerose, colocando as pessoas em alto risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Como é uma doença assintomática nas fases iniciais, precisamos fazer exames de sangue periódicos para dosagem desses elementos.

Uma vez detectados níveis elevados no sangue, devemos iniciar imediatamente o tratamento. Esse tratamento inclui medidas como mudança de hábitos e dietas, perda de peso corporal e atividade física e em alguns casos, tratamento medicamentoso com estatinas e fibratos.

 

Diabetes Mellitus ( DM )

A DM é uma doença caracterizada pela elevação da glicose ( açúcar ) no sangue.

Pode ser de dois tipos: tipo 1 ( origem predominante genética ) e tipo 2 ( influenciado pelos hábitos de vida, alimentação, sedentarismo ), sendo o tipo 2 o mais comum na população.

É uma doença crônica, silenciosa, o que infelizmente leva ao diagnóstico tardio, quando o paciente muitas vezes já apresenta consequências irreversíveis, como infarto do miocárdio ou insuficiência renal.

Alguns sintomas em fases iniciais podem chamar a atenção para o diagnóstico como sede constante, vontade de urinar com frequência, visão embaçada, aumento do apetite, infecções de repetição, mas ele deve ser confirmado com exame laboratorial de sangue.

Se confirmados os níveis elevados de glicose no sangue, o tratamento deve ser instituído o mais breve possível.

O tratamento inclui dietas, mudanças de hábitos, perda de peso, exercício físico e medicações que podem ser comprimidos ou em alguns casos mais difíceis, uso de insulina injetável.

Vitamina D

Você já fez uma dosagem de vitamina D no sangue?

Sabe a importância da vitamina D para sua saúde?

A vitamina D tem efeitos importantes em diferentes órgãos do nosso corpo.

A maior fonte dela é a exposição à luz solar, que deve ocorrer no horário entre 10:00 e 16:00 horas. Outra fonte está nos alimentos, mas são poucos os que contém a vitamina D.

Como as pessoas não ficam mais tão expostas ao sol neste período do dia ou usam com mais frequência filtro solar para prevenção do câncer de pele, a deficiência da vitamina D tornou-se frequente no mundo moderno.

Dentre as doenças ocasionadas pela baixa da vitamina D estão a osteopenia e osteoporose, fraqueza muscular, alguns tipos de câncer, depressão, doenças neurológicas entre outras.

Procure seu médico para fazer a dosagem da vitamina D e iniciar, se necessário, o quanto antes, o tratamento de reposição.

3-7.jpg
bottom of page